Baixe Ubuntu 18.04.3 LTS

tela com área de trabalho do Ubuntu
Baixe Ubuntu 18.04.3 LTS


Baixe Ubuntu 18.04.3 LTS versão que tem o suporte de 5 anos e que vai até abril de 2023, as imagens podem ser baixadas de um local perto de você.

Você pode baixar ISOs e imagens flexíveis em: 

Atualizando do Ubuntu 16.04 LTS ou 17.10 para o 18.4

Para atualizar em um sistema desktop:

  • Abra a configuração "Software e atualizações" em Configurações do sistema.

  • Selecione a terceira guia chamada "Atualizações".

  • Defina o menu suspenso "Notifique-me sobre uma nova versão do Ubuntu" como "Para versões de suporte a longo prazo" se você estiver usando 16.04 LTS; defina-o como "Para qualquer nova versão" se você estiver usando 17.10.
  • Pressione Alt + F2 e digite  update-manager -c   na caixa de comando.

  • O Update Manager deve abrir e informar que o Ubuntu 18.04 LTS já está disponível.
  • Caso contrário, você pode executar  / usr / lib / ubuntu-release-upgradeer / check-new-release-gtk

  • Clique em Atualizar e siga as instruções na tela.

Para atualizar em um sistema de servidor:

  • Instale o  update-manager-core  se ainda não estiver instalado.

  • Certifique-se de que a linha Prompt em / etc / update-manager / release-upgrades esteja definida como 'normal' se você quiser atualizações não-LTS ou 'lts' se desejar apenas atualizações LTS.

  • Inicie a ferramenta de atualização com o comando  sudo do-release-upgrade 

  • Siga as instruções na tela.

Observe que a atualização do servidor usará a tela GNU e reconectará automaticamente em caso de problemas de conexão perdidos.

Não há opções de atualização offline para o Ubuntu Desktop e o Ubuntu Server. Verifique se você possui conectividade de rede com um dos espelhos oficiais ou com um espelho acessível localmente e siga as instruções acima.

Suporte de PowerPC de 32 bits caiu

  • A porta powerpc não está incluída na versão 18.04. Veja o anúncio para detalhes.

  • O suporte ao suporte ppc64el continua como anteriormente.

Pacotes Atualizados

O Ubuntu 18.04.3 é fornecido com um kernel Linux baseado na v5.0 atualizado a partir do kernel baseado na v4.18 na 18.04.2. Isso permite o hardware e os periféricos mais recentes disponíveis na IBM, Intel e outros. O kernel 18.04 oferece novos recursos herdados do upstream, incluindo:


  • Novo suporte para vários novos chipsets gráficos Intel e AMD

  • Novos algoritmos de gerenciamento de filas de rede padrão para melhorar a rede em links lentos e congestionados
  • Suporte preliminar para WiFi 6 (802.11ax)

  • Suporte ao arquivo de troca BTRFS

  • Novo controlador de latência de E / S de bloco

  • Inúmeras melhorias relacionadas à segurança

Também vemos notáveis ​​realizações específicas do Ubuntu com:

  • Melhorias adicionais no AppArmor e no módulo de segurança

  • sistema de arquivos shiftfs que fornece melhorias de desempenho LXD

Bem como a miríade usual de correções de bugs para plataformas suportadas.

OpenJDK

A partir de 18.04.3, o OpenJDK 11 é o padrão no 18.04.

O OpenJDK 8 mudou-se para o universo e permanecerá disponível por 18.04, para fornecer tempo de migração para pacotes, aplicativos personalizados ou scripts que não podem ser criados com o OpenJDK 11. O OpenJDK 8 será atualizado em 18.04 até o Ubuntu 16.04 LTS. atinge a EOL em abril de 2021.

OpenSSL

O OpenSSL padrão foi atualizado da série LTS 1.1.0 para 1.1.1, oferecendo melhor desempenho e capacidade de usar o TLSv1.3 em pacotes selecionados. A série co-instalável 1.0.2n OpenSSL também permanece disponível.

Aprimoramentos de segurança

No Ubuntu 18.04 LTS, o gcc agora está definido como padrão para compilar aplicativos como executáveis ​​independentes de posição (PIE) e com ligação imediata, para fazer um uso mais eficaz do ASLR (Address Space Layout Randomization). Todos os pacotes no main foram reconstruídos para tirar proveito disso, com algumas exceções.

Existem mitigações para proteger contra Spectre e Meltdown. Consulte o artigo Spectre and Meltdown KnowledgeBase para obter mais detalhes sobre as opções de correção e configuração .

ferramentas de parafuso e raio foram promovidas para main para fornecer controles de segurança para dispositivos Thunderbolt.

Alteração padrão da versão do protocolo CIFS / SMB nas montagens CIFS

Desde 17.10, o protocolo SMB padrão usado ao montar sistemas de arquivos CIFS remotos via mount.cifs (do pacote cifs-utils ) mudou para 2.1 ou superior, dependendo do que é negociado com o servidor. Se nenhuma versão for especificada ao montar um compartilhamento remoto, o seguinte será registrado:

Nenhum dialeto especificado na montagem. O padrão mudou para um dialeto mais seguro, SMB2.1 ou posterior (por exemplo, SMB3),
do CIFS (SMB1). Para usar o dialeto SMB1 menos seguro para acessar servidores antigos que não suportam SMB3
(ou SMB2.1) especifique vers = 1.0 na montagem.

Se você encontrar problemas de compatibilidade, como # 1764778 ou # 1572132 , especifique vers = 1.0 ao montar o compartilhamento e registre um erro se isso resolver o problema.

Manipulação de UEFI Secure Boot aprimorada para o uso de módulos de terceiros

O Ubuntu agora permite gerar uma chave de assinatura quando necessário, à medida que você instala módulos de terceiros (DKMS). Na instalação de um pacote DKMS, você será solicitado a digitar uma senha usada para registrar uma chave de assinatura (um certificado X509) que será usada para assinar os novos módulos do kernel. As solicitações permitirão que você digite a mesma senha duas vezes e descreva as etapas necessárias para registrar a nova chave na próxima reinicialização. Para mais informações, consulte https://wiki.ubuntu.com/UEFI/SecureBoot/DKMS .

Configuração de rede

Novo desde 18.04.2

O netplan.io aumentou o suporte a extensões de privacidade IPv6, substituições de DHCP, relatórios de erros aprimorados, suporte a autenticação WPA Enterprise wifi e 802.1x, além de suporte a túneis IP.

O netplan.io agora exibirá os dispositivos de rede, mesmo que nenhum endereço IP seja especificado para eles, desde que eles estejam configurados em um arquivo em / etc / netplan. Isso permite a configuração de pontes "anônimas" e a integração com outros serviços em rede.

Novo desde 17.10

O suporte de formação de equipes com libteam está disponível no NetworkManager .

Novo desde 16.04 LTS

O resolvedor DNS padrão é resolvido pelo sistema.

O ifupdown foi descontinuado em favor do netplan.io e não está mais presente em novas instalações. O instalador irá gerar um arquivo de configuração para o netplan.io no diretório / etc / netplan . Essa configuração do netplan.io, por sua vez, processa configurações específicas de back-end por meio de systemd-networkd ou NetworkManager . Os usuários de desktop verão seu sistema totalmente gerenciado via NetworkManager, como nas versões anteriores. Os usuários do servidor agora verão seus dispositivos de rede gerenciados via systemd-networkd. Isso se aplica apenas a novas instalações.

Como o ifupdown não é mais instalado por padrão, os comandos: ifup e ifdown também estão indisponíveis. Por favor, use o comando ip para obter uma funcionalidade semelhante, especificamente o link do ip set $ device up e o link do ip set $ device down .

O comando networkctl agora está disponível para os usuários verem um resumo dos dispositivos de rede. O status do networkctl exibirá o estado global atual dos endereços IP no sistema. status networkctl $ device exibe detalhes específicos de um dispositivo de rede.

O pacote ifupdown permanece disponível e suportado no Ubuntu principal para usuários que consideram que o netplan atualmente não atende às suas necessidades de rede.

Para obter mais informações sobre o netplan.io, consulte a página do manual usando o comando man 5 netplan ou visite https://netplan.io/ .

Os scripts em /etc/network/ifup.d e /etc/network/ifdown.d não funcionam mais nesta nova configuração. Para o backend systemd-networkd, os scripts semelhantes podem ser adicionados em subdirectórios / usr / lib / networkd-expedidor ( dormant.d , não-carrier.d , off.d , routable.d ), se networkd-expedidor está instalado. Posteriormente, scripts personalizados podem ser colocados em / etc / networkd-dispatcher e, potencialmente, também substituem aqueles em / usr / lib .

Outras alterações do sistema básico desde 16.04 LTS

  • O binário gpg é fornecido por gnupg2

  • Para novas instalações, um arquivo de troca será usado por padrão, em vez de uma partição de troca.

  • O Python 2 não é mais instalado por padrão. O Python 3 foi atualizado para 3.6. Esta é a última versão do LTS a incluir o Python 2 no main.

  • O instalador não oferece mais a opção inicial criptografada usando ecryptfs-utils. É recomendável usar a criptografia de disco completo para esta versão. ( 1756840 )

  • O OpenSSH agora se recusa a usar chaves RSA menores que 1024 bits. O ssh-keygen -l -f /path/to/key.pub pode relatar o comprimento de uma chave.

Ubuntu Desktop

Atualizações e correções no 18.04.2

  • Corrigido um erro que impedia que a tela de login aparecesse nas GPUs Intel de primeira geração (Core2 e Atom, etc.) ( 1727356 )

  • Corrigido vazamento de memória no Nautilus ( 1798426 )

  • Correção do bug do OSK que impedia a inserção de letras maiúsculas ( 1730211 )

  • Corrigido o erro em que duas instâncias de um aplicativo eram iniciadas se você tocasse no dock ( 1745888 )

  • Firefox atualizado para a versão 65
  • LibreOffice atualizado para 6.0.7

  • Thunderbird atualizado para 60.4.0
  • Corrigido um erro que fazia o dock aparecer na tela de bloqueio ( 1769383 )

  • Corrigido um erro com a solicitação de inicialização das notificações do Livepatch, causando notificações ausentes ( 1809505 )

  • Fez algumas melhorias de desempenho no GNOME Shell ( 1803271 , 1743976 )

Novo desde 17.10

  • X é o servidor de exibição padrão. Wayland é fornecido como uma Visualização técnica e é esperado que seja o servidor de exibição padrão no 20.04 LTS. Para experimentá-lo, basta escolher o Ubuntu no Wayland na engrenagem na tela de login. Os logs do X.org agora podem ser encontrados em ~ / .local / share / xorg

  • O instalador oferece uma opção de instalação mínima para um ambiente básico de área de trabalho com um navegador da web e utilitários principais do sistema. Muitos sabores oficiais da área de trabalho 18.04 também estão usando esse novo recurso!

  • Os aplicativos fornecidos pelo GNOME foram atualizados para a versão 3.28 . Para mais detalhes sobre o GNOME 3.28, consulte as Notas da versão .

  • O LibreOffice foi atualizado para 6.0 .

  • Os emoji agora são exibidos em cores na maioria dos aplicativos. Os atalhos de teclado para o seletor de entrada de emoji são Ctrl +. ou Ctrl +;

  • O calendário agora suporta previsões meteorológicas.

  • Alguns utilitários foram alterados para o formato de snap para novas instalações (calculadora, caracteres, logs e monitor do sistema). Os aplicativos Snap fornecem melhor isolamento, o que permite que eles sejam atualizados para novas versões estáveis ​​durante o ciclo de vida do LTS.

  • O aplicativo Personagens substitui o Mapa de caracteres mais antigo por padrão.

  • O aplicativo Ubuntu Software permite alternar facilmente entre diferentes canais para aplicativos Snap.

  • Para Do aplicativo foi adicionado ao padrão normal de instalar.

  • O spice-vdagent é pré-instalado para melhorar o desempenho dos clientes Spice, como o aplicativo GNOME Boxes.

  • O método do botão direito do mouse para touchpads sem botões físicos mudou para um clique com dois dedos em vez de clicar no canto inferior direito do touchpad. Você pode usar o aplicativo GNOME Tweaks (não instalado por padrão) para alterar essa configuração.

  • Embora a libinput seja o driver padrão para mouses e touchpads, agora é possível usar o driver synaptics com o aplicativo Configurações. O suporte ao driver synaptics será descartado em uma versão futura do Ubuntu.

  • Os computadores serão automaticamente suspensos após 20 minutos de inatividade enquanto estiverem com a bateria.

  • O GNOME Shell agora suporta Thunderbolt 3 .

Outros destaques desde 16.04 LTS

  • As imagens do instalador de 32 bits não são mais fornecidas para o Ubuntu Desktop.

  • O Ubuntu Desktop agora usa o GNOME em vez do Unity.

  • O GDM substituiu o LightDM como o gerenciador de exibição padrão. A tela de login agora usa o terminal virtual 1 em vez do terminal virtual 7.

  • Os botões de controle da janela estão de volta à direita .

  • Suporte para impressão sem driver já está disponível.

  • teclado de tela embutido do GNOME é usado em vez do Onboard.

  • O calendário tem uma tela de semana e suporta eventos recorrentes.

  • Esses aplicativos receberam grandes reformulações na interface do usuário: Analisador de Uso de Disco, Arquivos (nautilus), Remmina, Configurações e Software Ubuntu.
  • O Log do sistema foi substituído pelo Logs , um aplicativo para visualizar logs do diário systemd.

  • Muitos aplicativos GNOME agora têm um pop-up Atalhos de teclado disponível no menu do aplicativo.

  • O gconf não é mais instalado por padrão, pois é substituído por muito tempo pelo gsettings. Observe que as estatísticas e as preferências dos jogos de cartas Aisleriot serão redefinidas ao atualizar do 16.04 LTS ou 16.10. O gconf será removido dos arquivos do pacote Ubuntu em uma versão futura do Ubuntu.

  • O sabor do Ubuntu GNOME foi descontinuado. Se você estiver usando o Ubuntu GNOME, você será atualizado para o Ubuntu. Escolha a sessão do Ubuntu na engrenagem na tela de login, se você quiser a experiência padrão do Ubuntu.

  • Instale o gnome-session e reinicie o computador e escolha GNOME (ou GNOME no Wayland ) na engrenagem na tela de login, se você quiser experimentar uma versão mais upstream do GNOME. Se você também deseja instalar mais aplicativos principais, instale o metapacote vanilla-gnome-desktop .

Servidor Ubuntu

Atualizações e correções no 18.04.2

  • Somente o componente "principal" ativado após a instalação ( 1783129 )

  • /etc/default/grub.d/50-curtin-settings.cfg substitui GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT ( 1527664 )

  • Falha na instalação no disco usado anteriormente para o ZFS ( 1782744 )

Novo desde 17.10

Instalador do servidor

A próxima geração de instaladores de servidores Subiquity traz a confortável sessão ao vivo e a rápida instalação do Ubuntu Desktop para os usuários do servidor.

Nota: Se você precisar de caminhos múltiplos, continuará usando o instalador alternativo, que pode ser baixado em http://cdimage.ubuntu.com/releases/18.04/release/

Um novo recurso do instalador do servidor na versão 18.04.3 é que ele automaticamente verifica uma nova versão do snap do instalador na inicialização e oferece a atualização para uma nova versão, se disponível.

Também novo no 18.04.3 é o suporte a grupos de volumes LVM criptografados e a reutilização de partições existentes, além de LVM, RAID, vlans e títulos que foram adicionados no 18.04.1.

Existem algumas limitações conhecidas na reutilização de partições existentes:

Esperamos corrigir essas duas limitações por meio de atualizações de snap bem antes do próximo lançamento.

netplan.io

O ifupdown foi descontinuado em favor do netplan.io e não está mais presente em novas instalações. A configuração de back-end no Ubuntu Server por padrão é fornecida por systemd-networkd .

Por favor, consulte a seção Configuração de rede destas notas de versão.

LXD 3.0

LXD é o gerenciador de contêiner do sistema que acompanha todos os servidores Ubuntu.

O Ubuntu 18.04 inclui a nova versão do LXD 3.0, alguns dos destaques incluem:

  • Cluster de servidores LXD (um grande LXD virtual)

  • Suporte para passagem de tempo de execução NVIDIA

  • Transferência remota de volumes de armazenamento personalizados

  • API / dev / lxd estendida dentro dos contêineres

  • Suporte para redirecionamento de porta

  • Inúmeras melhorias nas ferramentas de linha de comando

Para saber mais sobre o LXD 3.0, leia o comunicado de lançamento .

Uma nova ferramenta externa chamada lxd-p2c também está disponível para transformar sistemas existentes em contêineres LXD.

QEMU 2.11.1

O QEMU foi atualizado para a versão 2.11.1.

Veja o Changelog para maiores mudanças desde o Artful.

Entre muitas outras alterações, estão incluídas correções em torno de Meltdown / Spectre . Como a utilização completa dessas mitigações precisa mais do que apenas uma atualização, é recomendável ler os detalhes na postagem do blog qemu.org .

O QEMU no Ubuntu 18.04 agora tem suporte a rdma ativado, já que no ano passado ocorreu muita unificação no projeto rdma-core .

Migrações de versões anteriores são suportadas da maneira usual. Ao atualizar, é sempre recomendável atualizar os tipos de máquina, permitindo que os convidados se beneficiem totalmente de todas as melhorias e correções da versão mais recente.

libvirt 4.0

A libvirt foi atualizada para a versão 4.0. Consulte o Changelogs upstreampara obter detalhes desde a versão 3.6 que estava no Artful .

O pacote agora cria drivers de armazenamento libvirt como bibliotecas conectáveis. Isso diminui os requisitos de instalação, mas alguns drivers de interesse geral agora serão encontrados no universo . (ex: gluster, cão pastor, zfs). Por outro lado, isso significa que alguns recursos anteriormente integrados, como rbd ou zfs, agora podem exigir a instalação do pacote após a atualização, por exemplo, neste caso, libvirt-daemon-driver-storage-zfs.

DPDK 17.11.x

O Ubuntu inclui 17.11.x, o mais recente ramo de lançamento estável do DPDK .

Consulte as Notas da versão para obter detalhes.

Pela nova exceção de versão estável do DPDK, futuras atualizações estáveis ​​do 17.11.x serão disponibilizadas para o Ubuntu 18.04

Abra o vSwitch 2.9

O vSwitch aberto foi atualizado para 2.9.

Por favor, leia as notas de lançamento para mais detalhes.

Chrony

No Ubuntu 18.04, o chrony substituirá o ntpd como o servidor recomendado para o protocolo NTP. Consulte o changelog upstream para obter uma visão geral das alterações recentes, bem como as Perguntas frequentes que ajudarão a obter conversões suaves do NTP.

comparação entre os servidores ntp pelos mantenedores do chrony pode interessar a alguns usuários que procuram ver uma razão de alto nível pela qual essa alteração foi feita. Falta o ntpsec bastante novo e ainda não completamente pronto , mas, caso contrário, é uma análise justa.

Para uma sincronização simples, o sistema básico já vem com systemd-timesyncd . O Chrony é necessário apenas para atuar como um servidor de horário ou se você deseja que a sincronização seja mais precisa e eficiente anunciada.

Acompanhando essa mudança, o ntpd foi rebaixado do principal para o universo . O ntpd continuará funcionando, mas receberá apenas a manutenção da segurança com o melhor esforço. Ao atualizar para o Ubuntu 18.04, é altamente recomendável migrar para o chrony se você já configurou o ntpd antes.

cloud-init

A versão foi atualizada para 18.2 . Novos recursos notáveis ​​incluem:

  • VMware: suporte para plataformas de 64 bits e identificação da fonte de dados OVF fornecida

  • GCE: Aprimoramentos e alterações no comportamento da chave ssh para o usuário padrão.

  • Melhorias na velocidade de pré-provisionamento do Azure

  • Os testes NoCloudKVM e EC2 agora são executados em integração contínua.

  • Novo suporte à nuvem: IBMCloud e HetznerCloud agora têm fontes de dados oficiais e o OpenTelekom agora é reconhecido pelo cloud-id

  • OpenNebula : Melhore o suporte à configuração de rede.

  • Novas ferramentas de linha de comando cloud-init disponíveis: status, análise e limpeza

  • Novos módulos de configuração de nuvem do ubuntu para gerenciar snaps e serviços de vantagem do ubuntu

curtina

A versão foi atualizada para 18.1 . Recursos notáveis ​​incluem:

  • Adicione suporte experimental ao sistema de arquivos zpool e zfs, incluindo ZFS na raiz.
  • Adicione suporte para instalar fontes remotas que são uma imagem do sistema de arquivos. ( 1746348 )

  • Adicione polinizar o suporte à configuração do agente do usuário.
  • Desmontagem de dispositivos sujos aprimorada para oferecer suporte à reimplantação ( 1750519 ) ( 1743643 ) ( 1713537 ) ( 1722322 ) ( 1708052 ) ( 1718699 )

  • A configuração padrão agora tara automaticamente os logs curtin em caso de erro usando o novo comando curtin collect-logs .

  • armazenamento: aceitar opções de montagem do sistema de arquivos ( 1709284 )

  • Ampla cobertura e melhorias nos testes de integração.

MAAS

A versão foi atualizada para 2.4b2 . Recursos notáveis ​​incluem:

  • Adicionar log de auditoria

  • Adicione suporte a pod KVM para criar tags, selecionar o pool de armazenamento e compor máquinas com vários pools de armazenamento.

  • Adicionar interface do usuário para gerenciamento de DNS

  • Adicione a estrutura do modelo de comissionamento para o gerenciamento do HBA.

  • Adicione a estrutura do modelo de comissionamento para atualizações de firmware.

  • Melhore o desempenho da interface do usuário por desempenho.

  • Melhorar o desempenho de back-end do MAAS e

  • Melhore a interface do usuário para as configurações.

  • Adicione suporte experimental para configurar o zfs como o sistema de arquivos raiz.

  • Mude para usar o Chrony em vez do ntp.

Para mais informações, visite o site da MAAS ou reveja as Notas da versão 2.4 .

SSSD

O SSSD foi atualizado para a versão 1.16.xe seu serviço de segredos agora está ativado. Anteriormente, foi desativado porque exigia a biblioteca de analisador de http que vivia no Universe, mas um MIR bem-sucedido o trouxe para o main para que o SSSD pudesse se conectar a ele.

Os padrões para definições de configuração relacionadas a autofs foram alterados no SSSD 1.14.0 (consulte https://pagure.io/SSSD/sssd/issue/2858 ). Se você estiver atualizando do SSSD 1.13 no Xenial, pode ser necessário especificar explicitamente todas as configurações de ldap_autofs_ * no sssd.conf para corresponder aos seus dados no LDAP.

Estes são os padrões, com base na configuração de ldap_schema :


configuração sssd.conf



padrão xenial



padrão biônico


 

ldap_autofs_map_object_class



automountMap



nisMap (rfc2307, autofs_provider = ad), caso contrário automountMap


 

ldap_autofs_map_name



ou (rfc2307), automountMapName (rfc2307bis, ipa, ad)



nisMapName (rfc2307, autofs_provider = ad), caso contrário automountMapName


 

ldap_autofs_entry_object_class



automount



nisObject (rfc2307, autofs_provider = ad), caso contrário, automount


 

ldap_autofs_entry_key



cn (rfc2307), automountKey (rfc2307bis, ipa, anúncio)



cn (rfc2307, autofs_provider = ad), caso contrário automountKey


 

ldap_autofs_entry_value



automountInformation



nisMapEntry (rfc2307, autofs_provider = ad), caso contrário automountInformation


Samba

O módulo vfs aio_linux foi removido do pacote samba-vfs-modules (veja o bug Debian # 881239 ), e hoje em dia também não está mais presente no código Samba upstream . O bug do Samba a montante # 13128 tem mais detalhes.

Se você tivesse uma configuração que incluísse este módulo em um compartilhamento, algo como isto:

[compartilhar]
...
objetos vfs = aio_linux

Então, quando esse compartilhamento for acessado, o servidor notará que não consegue encontrar o módulo aio_linux e falhará. Você deve remover o aio_linux da lista de objetos vfs que estão sendo carregados.

Observe que o testparm (1) não captura esse tipo de erro (consulte o bug # 1778860 ).

Nginx

O nginx foi atualizado para a versão 1.14.0. Novos recursos incluem o módulo espelho , HTTP / 2 push e o módulo proxy gRPC .

PHP

O PHP foi atualizado para a versão 7.2.x. Para obter orientação upstream sobre a migração do PHP 7.1 (versão Artful) para 7.2: http://php.net/manual/en/migration72.php . Também pode ser relevante a documentação de migração 7.0 para 7.1: http://php.net/manual/en/migration71.php .

Apache

O Apache foi atualizado para a versão 2.4.29. Além disso, o suporte a HTTP / 2 agora está ativado no 18.04.

paisagem-cliente

O landscape-client foi portado para o Python 3 e agora está disponível para instalação na imagem padrão.

ferramentas-vantagem-ubuntu

  • Novo suporte dinâmico MOTD para Canonical Livepatch. Isso indica, de relance, o status dos livepatches ao efetuar login em um console.
  • Novo enable-fips-updates comando para ativar um repositório FIPS especial com atualizações não certificadas para sistemas ativados para FIPS.

Aprimoramentos específicos para o s390x (desde 17.10)

  • aprimoramentos para IBM z14, z14 ZR1, LinuxONE Rockhopper II e LinuxONE Emporer II ( 1725260 ) ( 1736100 )

  • atualização da versão principal do s390-tools para a v2.3.0 ( 1735447 )

  • rebase do cryptsetup e aprimoramentos no suporte ao dm-crypt ( 1724592 )

  • suporte de chave protegida para dm-crypt ( 1741904 )

  • Aprimoramentos de TLB ( 1732426 ) ( 1732452 )

  • Suporte para extensão de época TOD-Clock ( 1732437 ) ( 1732691 )

  • Suporte a múltiplas filas DASD ( 1732446 ) e suporte a descarte da camada de bloco ( 1732440 )

  • Manipulação de memória aprimorada ( 1734120 )

  • suporte para o novo hardware de criptografia CEX6S ( 1735437 )

  • API do kernel do barramento AP para KVM ( 1732449 )

  • Aprimoramentos e aceleração do CPACF para o AES GCM ( 1735438 ) ( 1743750 )

  • Aprimoramentos das conexões do HiperSocket ( 1735695 )

  • atualização dividida para fdasd / vtoc ( 1737144 )

  • openssl-ibmca rebase ( 1747626 )

  • opencryptoki rebase para aprimoramento de EP11 e ECC ( 1751272 )

  • aprimoramento de otimização de bloqueio ( 1747877 )

  • atualização da libica para z14, várias correções de bugs ( 1737159 ) e o uso do PRNO-TRNG para propagar o SHA512-DRBG ( 1754617 )

  • detectar automaticamente a configuração da camada 2 no driver qeth ( 1747639 )

  • Suporte do kernel para STHYI / LPAR ( 1736093 )

  • rebase libpfm4 para os contadores de hardware CPU-MF do z13 / z13s ( 1741905 )

OpenStack Queens

O Ubuntu 18.04 inclui a versão mais recente do OpenStack, o Queens, incluindo os seguintes componentes:

  • Identidade do OpenStack - Keystone

  • Imagem do OpenStack - Visão

  • OpenStack Block Storage - Cinza

  • OpenStack Compute - Nova

  • Rede OpenStack - Neutron

  • Telemetria OpenStack - Ceilômetro, Aodh, Nhoque e Panko

  • Orquestração do OpenStack - Calor

  • Painel do OpenStack - Horizon

  • Armazenamento de Objetos OpenStack - Swift

  • Banco de Dados OpenStack como Serviço - Trove

  • DNS do OpenStack - Designado

  • Metal desencapado OpenStack - Ironic

  • Sistema de arquivos OpenStack - Manila

  • Gerente de chaves do OpenStack - Barbican

Consulte as notas de versão do OpenStack Queens para obter detalhes completos desta versão do OpenStack.

O OpenStack Queens também é fornecido pelo Ubuntu Cloud Archive para usuários do OpenStack Queens para Ubuntu 16.04 LTS.

AVISO : A atualização de uma implantação do OpenStack é um processo não trivial e deve-se tomar cuidado para planejar e testar os procedimentos de atualização que serão específicos para cada implantação do OpenStack.

Leia as Notas de versão do OpenStack Charm para obter mais informações sobre como implantar o Ubuntu OpenStack usando o Juju.

Considerações sobre desempenho do ARM64

O Ubuntu suporta tamanho de página de 4k, o tamanho de página de 64K traz benefícios para determinados aplicativos e benchmarks. Siga este link para obter considerações de desempenho do ARM64 que podem gerar resultados semelhantes com o tamanho da página de 4k.

Problemas conhecidos

Como é de se esperar, em qualquer versão, existem alguns bugs conhecidos significativos que os usuários podem encontrar com esta versão do Ubuntu 18.04. Os que conhecemos neste momento (e algumas das soluções alternativas) estão documentados aqui, para que você não precise gastar tempo relatando esses erros novamente:

Núcleo

  • O planejador de E / S padrão foi alterado. A fila múltipla SCSI agora está ativada para dispositivos apropriados. Isso altera o conjunto de agendadores de E / S disponíveis para esse dispositivo, apenas para aqueles agendadores com reconhecimento de várias filas; atualmente apenas mq-deadline e none. Os testes mostraram que isso é vantajoso no caso comum. No entanto, isso significa que os agendadores selecionados manualmente podem não estar disponíveis, deixando um agendador inesperado ativado. Isso afeta a opção elevador da linha de comando do kernel = e todas as regras do udev para dispositivos específicos.

Área de Trabalho

  • O computador suspende após 20 minutos de inatividade com a energia da bateria, mesmo se um usuário estiver conectado remotamente. ( GNOME: gnome-control-center # 22 )

  • Os dispositivos de áudio Bluetooth não podem ser usados ​​no Greeter. Isso causará problemas para as pessoas que usam os recursos de acessibilidade, como os leitores de tela na tela de login. Uma vez logado, tudo deve funcionar como esperado.
  • Alguns utilitários administrativos não funcionarão com o GNOME no Wayland, pois os aplicativos não foram adaptados para usar o PolicyKit para usar apenas privilégios administrativos para as funções específicas necessárias. Além disso, alguns aplicativos de captura de tela e screencast e todos os aplicativos de servidor de área de trabalho remota atualmente não funcionam no GNOME em Wayland. Como solução alternativa, você pode usar a sessão padrão do Ubuntu.

  • A saída da sessão ao vivo pode ficar presa ao erro "Um trabalho de inicialização está sendo executado". Pode ser necessário desligar o computador com força, se você vir isso. ( 1706939 )

  • As extensões do sistema Dock e Appindicator parecem desativadas em ferramentas como o GNOME Tweaks. (Eles estão ativados, mas não podem ser desativados porque são extensões de sistema para a sessão do Ubuntu.) ( 1718850 )

  • O Tracker não está instalado por padrão. Quando instalado, você deve efetuar logout e logon novamente para iniciar o serviço rastreador ( 1697769 )

  • Os sistemas podem falhar ao inicializar quando conectados via DisplayPort a uma tela externa, em hardware gráfico da NVidia, como o chipset GTX970. ( 1723619 )

  • Quando um monitor externo é conectado a um laptop, a tela de login é exibida apenas no interno e, em alguns casos, não é visível ( 1723025 )

  • A caixa de diálogo de aviso quando um usuário força uma instalação UEFI não responde ao evento de entrada e a instalação é bloqueada neste estágio ( 1724482 ) Evite alguns problemas e não force uma instalação UEFI sem uma partição UEFI, o grub-installer falhará de qualquer maneira .

  • A instalação de um "disco inteiro" em uma instalação existente do LVM falhará porque o instalador selecionou o dispositivo de inicialização errado ( 1724417 ) Use o particionamento personalizado e selecione manualmente o dispositivo de inicialização correto na caixa de combinação.

  • O aplicativo Arquivos permanece em 3,26.

  • A atualização através do instalador (Ubiquity) é considerada não segura devido a erros no apt-clone e, portanto, não é mais suportada. ( 1756862 ) UIFE - remova a opção de atualização de onipresença.

  • Definir um ulimit pode causar segfaults em certos aplicativos, especialmente aqueles que usam o webkit2gtk. Desabilitar o ulimit deve restaurar a funcionalidade normal. Mais informações nesta entrada de notícias da Debian: https://salsa.debian.org/webkit-team/webkit/blob/wk2/unstable/debian/NEWS

  • O instalador pode travar, especialmente visível nas telas HiDPI nas quais a escala foi aplicada ( 1751252 ). A solução alternativa é inicializar na sessão ao vivo, alterar Configurações> Dispositivos> Visores> Escala = 100%, clique em Aplicar e continue com a instalação clicando em "Instalar Ubuntu 18.04 LTS".

  • O instalador não pode usar a partição EFI que você espera que ele use ( 1396379 ). Se você já experimentou isso, este comentário de bug tem conselhos para reparar a situação: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/ubiquity/+bug/1396379/comments/8




Servidor

  • A opção Disco inteiro do LVM não usa o disco inteiro ( 1785321 )

  • A etapa de particionamento permite configurar o LVM em vários dispositivos sem a necessidade de configurar uma partição separada / de inicialização. Isso pode levar à falha na instalação do gerenciador de inicialização no final da instalação e falhas ao inicializar as instalações resultantes. ( 1680101 )

  • A configuração do LVM não pode ser removida quando grupos de volumes com o mesmo nome são encontrados durante a instalação. O particionador não suporta a instalação quando vários grupos de volumes conflitantes / idênticos foram detectados. Por exemplo, reinstalar o Ubuntu com LVM em várias unidades de disco que tinham instalações LVM individuais do Ubuntu. Como solução alternativa, formate as unidades de disco antes da instalação ou a partir do shell interno fornecido no instalador. ( 1679184 )

  • a lista negra de cio_ignore não está mais ativa após a instalação, porque nem todos os parâmetros de tempo de instalação, como cio_ignore (s390x), são propagados para o sistema instalado. A solução alternativa é editar o arquivo /etc/zipl.conf para aplicá-los e executar novamente o sudo zipl para atualizar o IPL. ( 1571561 )

  • A importação de chaves ssh do GitHub ou Launchpad durante a instalação com o novo instalador do servidor de subiquidades atualmente não funcionará. ( # 1766980 )

Distros oficiais

As notas de versão para os sabores oficiais podem ser encontradas nos seguintes links:

Comentários