Melhores Plugins Wordpress grátis

Plugins Wordpress grátis
Hoje vou lista os melhores Plugins Wordpress grátis que uso nos meus projetos, não Plugins aleatórios, eles são os que realmente uso e digo com conhecimento de causa que eles são os melhores na categoria grátis.

Com mais de 8 anos de experiencia de trabalho em Wordpress, já tive o prazer de conhecer a fundo vários Plugins, e hoje eu tenho os que são obrigatórios nos meus projetos.

Lista dos melhores Plugins Wordpress grátis

Nesse post eu irei dividi-los por categorias pra fica mais organizados, então sem mais delongas vamos para a lista dos meus queridinhos.

SEO

Para SEO eu uso três Plugins, o que depende muito de cada projeto meu, por exemplo em blogs de humor eu gosto de usar o Yoast SEO, para blogs de e-commerce e portais de noticias eu uso sempre o All in One SEO Pack para os demais eu estou usando e testando o Rank Math e tenho gostado muito e recomendo também.

Captcha

Captcha para proteger seus comentários de spam ou o acesso por força bruta no seu site ou blog, eu recomendo o Advanced noCaptcha & invisible Captcha (v2 & v3) fizemos até um post sobre ele aqui no blog Plugin Captcha WordPress.

Otimização

Uma coisa que eu aprendi com todo esse tempo de Wordpress é que otimizar o seu projeto é extremamente necessário, e depois de muito quebrar a cabeça achei uma solução através de um plugin, o meu queridinho Autoptimize , com ele eu conseguir fazer meus projetos ficarem muito mais rápidos e suaves.

Ele pode agregar, minificar e armazenar (cache) scripts e estilos, adicionar CSS no elemento head da página por padrão (mas também pode adiar), mover e adiar scripts para o rodapé e minificar HTML.

Você pode otimizar e adiar o carregamento de imagens (e até converter para WebP), otimizar fontes Google, deixar assíncrono o JavaScript não agregado, remover o emoji dos arquivos básicos do WordPress e mais.

E dessa forma pode melhorar o desempenho de seu site mesmo quando já estivrer usando HTTP/2! Tem disponível uma API bem abrangente que permite a você ajustar o Autoptimize para todas ou cada necessidade específica do seu site.

O mais fantástico é que ele trabalha junto com os principais Plugins de cache do mercado facilitado ainda mais o trabalho duro e resolvendo o problema de carregamento do site.

Cache

Esse é sem duvida um ponto muito importante em qualquer site ou blog de conteúdo, você tem que se preocupar e muito com seu sistema de cache, afinal servidor é limitado e nunca ilimitado, nunca, então quanto menos recursos você usa, melhor seu site funciona e menos dinheiro você gasta.

Eu trabalho com dois plugins e não tenho do que reclamar, um é o  LiteSpeed Cache e o outro é o WP Super Cache, com um dos dois que você escolher, tenha certeza que você estará bem.

Compartilhamento em rede Social

Aqui eu uso o WPUpper Share Buttons que tem varias opções e com ferramentas simples e funcional, para colocar botões de redes sociais nos post e outras opções.

E para compartilhamento automático de post em redes sociais eu uso o  Jetpack por WordPress.com ou seja quando eu publico um post automaticamente o post é publicados nas minhas redes sociais pelo Wordpress.

O Jetpack por WordPress.com tem varias outras opções como estatísticas de visitas e etc, mas só uso a opção de compartilhamento automático dele porque é o mais eficiente que eu já achei até hoje.

Criar índice no WordPress

Para criação de índice eu uso o plugin Easy Table of Contents que por sinal estou usando ele nesse post para organiza os temas.

Fizemos um post sobre o Easy Table of Contents veja em Plugin para criar índice no WordPress qualquer duvida é só entrar em conto pelos comentários.

Conclusão

Essa foi a primeira parte dessa lista "Melhores Plugins Wordpress grátis", pra o post não ficar muito grande e cansativo vamos fazer em partes, então na próxima parte listaremos mais dos melhores Plugins Wordpress grátis.

Comentários