Linux Mint ou Ubuntu qual a melhor distribuição?

Mint ou Ubuntu


No mundo linux muitas são as duvidas, e nos do Ultrali tentaremos responder a seguinte pergunta, Linux Mint ou Ubuntu qual a melhor distribuição?
Bem, vamos mostrar nesse post detalhes das duas que são hoje uma das distribuição linux mais usadas e confiável.

Linux Mint

O objetivo do Linux Mint é produzir um sistema operacional moderno, elegante e confortável, que seja poderoso e fácil de usar.
O Linux Mint é uma das distribuições Linux de desktop mais populares e usado por milhões de pessoas.
Algumas das razões para o sucesso do Linux Mint são:
  • Funciona imediatamente, com suporte multimídia completo e é extremamente fácil de usar.
  • É livre de custos e de código aberto.
  • É dirigido pela comunidade. Os usuários são encorajados a enviar feedback ao projeto para que suas idéias possam ser usadas para melhorar o Linux Mint.
  • Baseado no Debian e no Ubuntu, ele fornece cerca de 30.000 pacotes e um dos melhores gerenciadores de software.
  • É seguro e confiável. Graças a uma abordagem conservadora de atualizações de software, um exclusivo
  • Gerenciador de Atualizações e a robustez de sua arquitetura Linux, o Linux Mint requer pouca manutenção (sem regressões, sem antivírus, sem anti-spyware ... etc.).
O Linux Mint é projetado para ser confortável e fácil de usar, mas também poderoso e configurável. Tudo é feito para tornar a experiência do usuário melhor.
O Linux Mint fornece versões de Suporte de Longo Prazo (LTS) que são suportadas por um período de 5 anos, os drivers proprietários, como os drivers da ATI ou da nVidia, são fáceis de instalar.

MATE, Xfce ou Cinnamon?

O Mint conta com três versões, cada uma delas com um ambiente gráfico diferente:
CinnamonO mais moderno, inovador e mais completo ambiente de trabalho
MATEUm ambiente de trabalho muito rápido e estável
XfceO mais leve e o mais estável
A versão mais popular do Linux Mint é a Edição Cinnamon, desenvolvida principalmente pelo Linux Mint, possui uma interface lisa, bonita e cheia de novos recursos.
Cinnamon
O Linux Mint também está envolvido no desenvolvimento do MATE, um ambiente de trabalho clássico que é a continuação do GNOME 2, o desktop padrão do Linux Mint entre 2006 e 2011. Embora perca alguns recursos e seu desenvolvimento seja mais lento do que o Cinnamon, o MATE roda mais rápido, usa menos recursos e é mais estável do que o Cinnamon.
MATE
O Xfce é um ambiente de trabalho leve. Não suporta tantos recursos como Cinnamon ou MATE, mas é extremamente estável e muito leve no uso de recursos.
Xfce
Embora existam mais recursos e melhor suporte em algumas edições do que em outras, e algumas rodam mais rápido e usam menos recursos do que outras, todas elas são ótimas alternativas, e escolher a edição certa é em grande parte uma questão de gosto.
Além de suas características e desempenho, Cinnamon, MATE e Xfce também representam três ambientes de área de trabalho diferentes, com diferentes menus, diferentes painéis e ferramentas de configuração. O caminho certo para você é aquele onde você se sente em casa.
Se você não tem certeza qual ambiente de trabalho escolher, comece com a edição Cinnamon. Experimente-as, eventualmente, quando tiver tempo. Todas elas têm seu próprio público dentro da comunidade Linux Mint e todas elas são muito populares.

32-bit ou 64-bit?

64-bit é recomendado.
As imagens ISO de 32 bits são fornecidas para compatibilidade com computadores antigos. Os processadores de 32 bits são extremamente raros hoje em dia e a maioria dos computadores conseguem executar sistemas em 64 bits. Se o seu computador foi fabricado após 2007, você provavelmente possui um processador de 64 bits.

Se você tem um computador antigo e não tem certeza se ele pode ou não funcionar em 64 bits, leia a Cronologia do X86

Ubuntu

O primeiro lançamento oficial do Ubuntu - versão 4.10, codinome "Warty Warthog" - foi lançado em outubro de 2004, e despertou grande interesse global à medida que milhares de entusiastas de software livre e especialistas se juntavam à comunidade Ubuntu.
O Ubuntu hoje tem muitos sabores e dezenas de derivados especializados . Há também edições especiais para servidores, nuvens OpenStack e dispositivos conectados. Todas as edições compartilham infra-estrutura e software comuns, tornando o Ubuntu uma única plataforma que vai de produtos eletrônicos de consumo a desktops e até a nuvem para computação corporativa.
O desktop Ubuntu é de longe a plataforma de estação de trabalho Linux mais usada no mundo, impulsionando o trabalho de engenheiros em todo o mundo. O Ubuntu Core define o padrão para sistemas operacionais pequenos e transacionais para dispositivos conectados altamente seguros.
O Ubuntu Server é o sistema operacional de referência para o projeto OpenStack e um sistema operacional convidado extremamente popular na AWS, Azure e Google Cloud. O Ubuntu é pré-instalado em computadores da Dell, HP, Asus, Lenovo e outros fornecedores globais.

Versões de ambiente gráficos do Ubuntu

Assim como o Mint que possui atualmente três versões de ambiente gráficos, o Ubuntu conta também com seus "Sabores", contudo o Ubuntu tem uma grande gama de versões.

Gnome

Gnome
A versão oficial do Ubuntu conta com o Gnome como ambiente gráfico, que é o meu preferido de logas datas, abaixo segue os outros:

Kubuntu

Kubuntu
O Kubuntu oferece a experiência do Plasma Workspace do KDE no topo do sistema central do Ubuntu. Construído usando o kit de ferramentas Qt, ele oferece um sistema moderno, bonito e estável para uso em casa e no escritório.

Lubuntu

Lubuntu
O Lubuntu é uma variante do Ubuntu mais rápida, mais leve e mais econômica, usando o LXDE, o Lightweight X11 Desktop Environment. Ele é direcionado a usuários "normais" de PCs e laptops que executam hardware de baixa especificação.

Ubuntu Budgie

Budgie
O Ubuntu Budgie fornece o ambiente de desktop Budgie, que se concentra na simplicidade e elegância. Ele fornece uma interface baseada em metáfora tradicional de desktop, utilizando um sistema baseado em painel, baseado em painel, personalizável.

Ubuntu Kylin

Ubuntu Kylin
O objetivo do projeto Ubuntu Kylin é criar uma variante do Ubuntu que seja mais adequada para usuários anteriores do Windows em todo o mundo. Estamos empenhados em fornecer-lhe uma experiência mais simples e agradável fora da caixa.

Ubuntu MATE

Ubuntu MATE
O Ubuntu MATE visa trazer a simplicidade e a elegância do sistema operacional Ubuntu através de um ambiente de desktop clássico e tradicional: o desktop MATE. MATE é a continuação do ambiente de desktop GNOME 2, que foi usado como desktop padrão do Ubuntu até 10.10.

Ubuntu Studio

Ubuntu Studio
O Ubuntu Studio é um recurso de criação de multimídia suportado pela comunidade do Ubuntu. O Ubuntu Studio é voltado para os entusiastas de áudio, vídeo e gráficos GNU / Linux, bem como para profissionais.

Xubuntu

Xubuntu
O Xubuntu é um sistema operacional elegante e fácil de usar. O Xubuntu vem com o Xfce, que é um ambiente de trabalho estável, leve e configurável.

Linux Mint ou Ubuntu qual escolher?

Bem entre o Mint e o Ubuntu eu prefiro atualmente o Mint por muitos motivos pessoais, um deles é que quando o Ubuntu tinha como ambiente gráfico padrão o Unity ele me deixou bem descontente e outro motivo é que o Gnome era na versão 2 um ambiente muito simples de usar e quando atualizou para versão atual me deixou muito insatisfeito no uso.
O Mint com sua interface Cinnamon me conquistou e hoje por essa e outras considero o Linux Mint como a melhor distribuição, posso mudar de ideia? posso, mas acho um pouco difícil.

Links

Veja também: O que é GTK e QT

Comentários

  1. O ubuntu sempre foi meu preferido, mas depois do Unity eu acabei por conhecer mais afundo o Mint, e aí não deu outra...
    Tenho saudades dos bons tempos do Gnome 2 no Ubuntu mas até então eu prefiro ficar no Mint.

    ResponderExcluir
  2. O autor do artigo precisa saber que o Mint é baseado no Ubuntu.

    ResponderExcluir
  3. Nossa vejamos aqui um especialista.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo ubuntu, uso desde a versão 6 quando comecei a usar linux ainda no ensino médio. mas quando Unity chegou eu simplesmente o abandonei. Aproveitei pra usar o Debian e o CentOS foi legal mas voltei pro ubuntu assim que o Gnome retornou.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo informativo. Estava em dúvida entre qual escolher, mas você me ajudou!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo retorno Daniel. Fico feliz em ter ajudado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário