Como sobreviver com um salário mínimo, Planilha do Excel grátis

Em tempos de crise é bom sabermos como sobreviver com um salário mínimo e para isso, preparamos uma Planilha do Excel grátis.
Planilha do Excel grátis
Nós brasileiros temos dificuldades em não saber como usar o caderno ou o computador para gerenciar seus custos, mas é bem simples, na internet existem diversos aplicativos que gerenciam seus custos, muitos úteis porém complexos, então venho te ensinar a fazer uma planilha de custo simples no Excel, onde você possa desenvolver uma planilha de acordo com sua necessidade e sob medida. (No final do artigo disponibilizo a planilha pronta e grátis para baixar.)

Como sobreviver com um salário mínimo usando o Execel

Primeiro passo é ter o programa Excel do Office da Microsoft: Microsoft Excel que geralmente tem instalado em todos os computadores.
Segundo passo é definir a sua necessidade. Exemplo: Temos dois tipos de perfil atualmente, os que tem crédito no mercado, e as pessoas que utiliza do próprio dinheiro para se manter mesmo sem cartões de crédito. -Lembrando que o cartão de crédito serve apenas para emergência e como a maioria dos brasileiros não sabem usar o crédito acaba gastando mais do que recebe e acaba entrando em uma bola de neve.
Terceiro passo, identificar o que é Receita (tudo que você ganha) Ex: Salário, aluguel, Renda extra, dinheiro a receber, comissão etc. E o que é despesa (tudo que você gasta) Ex: Aguá, Luz, telefone, feira, compras avulsas, compra de besteira, tudo tem que ser anotado ou você não estará enganado o sistema você estará enganando seu próprio bolso, porque os brasileiros tem medo de encarar sua própria realidade financeira.
Quarto passo, Criação da planilha, começando pela divisão. No Excel, abra um documento em branco.
Na planilha em branco, vamos definir e dividir os meses durante todo um ano, necessário para se organizar, para dividir os meses é simples, basta selecionar as células que são necessárias para você exemplo:
Para poupar tempo, arraste no “quadrado em negrito” no canto inferior direito para que o sistema reconheça que você gostaria de fazer um ano completo:
Vamos colocar um nome na sua planilha, preenchê-la e descobrir como se usa a ferramenta do Excel 2019 Mesclar e centralizar.
Mesclar e centralizar, serve para deixar várias células em uma grande célula editável, nela você pode também colocar imagem, a logomarca de sua empresa, o que desejar para deixar sua planilha com um visual mais legal. veja no exemplo abaixo.
Portando, fixamos os meses, os nomes, agora vamos ao que interessa, indicar a sua necessidade.
Na primeira parte do mês vamos definir as Receitas, para isso vamos utilizar um perfil de um trabalhador comum, solteiro, que mora de aluguel e ganha R$1045 reais por mês. Lembrando que para definir a unidade de valor= moeda basta ir na aba da página inicial, clica no geral, e seleciona a unidade da célula abaixo do mês moeda, veja no exemplo abaixo.
Usando a técnica descrita no “poupar tempo” arraste para direta no quadrado para atribuir a todos os meses que esta é uma receita constante. Veja abaixo.
A planilha está muito sem cor não é mesmo¿! Que tal deixarmos ela agradável aos olhos¿ Lembre-se de sempre utilizar cores “neutras” e que não forcem nem cansem a sua visão. Veja no exemplo:
Ainda não terminamos, acima está mostrando a escolha de cores neutras, e vamos agora definir o valor total, para isso usaremos uma formula bem simples, para não perdemos tempo usando a calculadora de casa vamos chegar ao TOTAL ANUAL e o TOTAL MENSAL, brincando de batalha naval, definindo as posições como no GPS, primeiramente vamos determinar a posição da soma total, uma ao lado direito de todos os meses, e uma abaixo de cada mês.
Vamos calcular o total anual:
Usando as fórmulas simples que aprendemos na escola, vamos lá veja no exemplo.
Através da fórmula, o sistema compreendeu que no N6 ou seja no Total, você disse que gostaria de obter o Resultado da “soma” de todos os valores que estão entre o B6 e o M6 através do símbolo “:” que determina a soma desses intervalos, totalizando o resultado acima, novamente vamos definir desta mesma forma na soma total de cada mês, mas isso veremos mais abaixo.
Após obtermos as receitas, vamos paras as despesas e utilizaremos vermelha neutra e como mencionado, vamos utilizar o perfil de um brasileiro comum assalariado, ultimaremos também as despesas comuns e básicas, vamos definir as despesas em dois grupos, necessidade e desejo, exemplo de necessidade: agua, luz, internet, feira(comida).
Necessidade é o tipo de despesa constante que apenas, tem como economizar, mas não tem como acabar, agora vamos aos desejos: gastos avulsos(pizza, salgados, sorvetes) praia, cerveja, sair com a morena, são gastos que poderão ser controlados para não ultrapassar a curva do lucro x despesa. Vamos definir o valor das despesas de acordo com as variações de uma pessoa comum.
Agora, vamos assentar o total de cada mês utilizando-a fórmula mais acima, agora de maneira vertical, no estilo do plano cartesiano.
Percebemos a falta de uma despesa, o antigo, aluguel, como faremos para inserir dentro de uma planilha, simples, com o botão direito do mouse, clique no lado que deseja adicionar uma linha ou coluna e selecione a opção desejada conforme no exemplo abaixo.
E com isso podemos inserir o aluguel, vamos estabelecer o valor de R$350.
É triste, mas é a realidade da maioria dos brasileiros, então, por isso ainda muitos, moram com os pais, optam por reduzir custo dividindo apartamentos, almoçando na casa de amigos, e utilizando da própria arma que acaba voltando contra si o “cartão de crédito”.
Com isso vamos delinear o caixa mensal, que simplesmente é a subtração das despesas com as receitas, vejamos como fazer, é uma fórmula bem simples, conforme se vê abaixo.
Com essa margem de caixa pode ser estipulado o quanto o “trabalhador” deverá guardar, economizar, lembrando que o ideal é guardar 30% da renda de cada mês e o resto gastar com os gastos avulsos, exemplo, vamos utilizar o mês de Maio, onde guardaremos 30% e utilizamos em gastos avulsos.
Com isso criamos outra tabela do dinheiro de reserva retirando 30% do caixa e criando outra tabela de gastos avulsos que será incluída nas despesas.
Cartão de crédito, onde pode entrar o cartão de crédito neste perfil?
É simples, vamos deliberar um limite para o valor da fatura nesse caso aí pode ser comprometido até 50% do valor do caixa, obedecendo o limite do bolso do trabalhador deste perfil, exemplo, se utilizarmos o caixa do mês de Setembro, e uma empresa oferece um cartão o limite ideal desse trabalhador é de R$1280 respeitando o limite de parcela mensal que é de R$128 reais.
Obrigado, para mais dicas e dúvidas é só falar com a gente.
~Artigo desenvolvido por Bruno Uzeda

Planilha do Excel grátis

Veja também: Converter Word para PDF e PDF para Word

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